Em seu discurso, parlamentar que representa Franca e Região destacou necessidade de se amparar mulheres, policiais e trabalhadores sem renda.
A deputada estadual Delegada Graciela (PL) votou favoravelmente, nesta sexta-feira, durante sessão extraordinária da Alesp – Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – à urgência para votação de projeto de resolução que prevê a redução dos salários dos deputados estaduais, verbas de gabinete e outras despesas do parlamento estadual. A votação deverá ser realizada na próxima semana.
Delegada Graciela disse que é fundamental que sejam feitas ações, pelas forças políticas, para que haja um maior amparo à população diante da pandemia de coronavirus e da crise financeira que vem ocorrendo em razão da mesma.
“Sou favorável ao corte nos salários dos deputados, das verbas de gabinete e outras ações que possam economizar ao máximo as despesas. E defendo que esse dinheiro seja revertido para a população que está precisando de cuidado e amparo diante de toda esta situação”, afirmou Delegada Graciela.
A deputada Graciela disse que, além de reduzir as despesas, a Assembleia Legislativa deverá acompanhar a gestão dos recursos e indicar onde eles serão aplicados. “Temos a obrigação de acompanhar e fiscalizar a utilização deste dinheiro. Estou fazendo uma emenda inclusive para a destinação dos recursos para as Santas Casas, que clamam ajuda há tempos, no amparo às mulheres vítimas de violência doméstica, que agora estão ainda mais vulneráveis, e aos trabalhadores que perderam as suas fontes de renda, alguns por completo, inclusive muitas mulheres, mães, que sustentam sozinhas os seus lares”, explicou Delegada Graciela em seu pronunciamento.
A proteção do Estado aos trabalhadores da saúde e da segurança também é apontada como prioritária pela parlamentar. “Precisamos pensar também nos trabalhadores dos serviços essenciais, que correm riscos na luta contra o vírus, como os profissionais de saúde e os agentes se segurança. São milhares de policiais nas ruas, trabalhando dia e noite pela população. Hoje, temos mais de 800 policiais no Estado de São Paulo afastados por estarem com o coronavirus ou serem casos suspeitos”, disse a deputada Graciela. “Reitero apoio às medidas de cortes de gastos na Alesp e vou apresentar emendas para que contemplemos esses casos que mencionei”, completou a parlamentar.
Projetos que beneficiam a população:
Deputada Graciela falou também a respeito de projetos de lei que têm apresentado visando a proteção da população paulista durante a pandemia no tocante à crise financeira que advém do isolamento social e paralisação da economia.
“Dois dos projetos que apresentei já foram anunciados pelo governador, que é a compra de cestas de alimentos e a entrega de kits de higiene para a população em vulnerabilidade social. Quero solicitar também que haja urgência na apreciação de outros projetos que vou apresentar. Um deles prevê a criação de um programa de auxílio emergencial de assistência às famílias com crianças matriculadas em creches da rede pública; o outro projeto contempla a redução das tarifas dos pedágios em 30% durante a pandemia, para evitar o encarecimento do transporte e dos preços de itens de primeira necessidade, como alimentos, medicamentos e artidis de higiene e, por fim, um projeto para que haja punição a quem praticar preços abusivos na venda de produtos relacionados ao combate ao covid-19. Por isso, quero agilidade na tramitação, para que possamos dar as respostas que a população espera”, concluiu a deputada Delegada Graciela.
Documento | ![]() |
Ementa da Propositura | Dispõe sobre a redução do subsídio dos Deputados Estaduais e outras medidas administrativas emergenciais de combate à Pandemia Coronavírus (Covid-19), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. |
Propositura | Projeto de resolução 13 /2020 |
Autor(es) | Delegada Graciela |
Apoiadores | |
Indexadores | CALAMIDADE PÚBLICA, CARGO EM COMISSÃO, CORTE DE VERBA, COVID-19, DEPUTADO ESTADUAL (SUBSÍDIO), PANDEMIA, REMUNERAÇÃO |